A cultura do Design hand-made

By  |  0 Comments

Hoje há um grande renascimento do interesse naquilo que é feito a mão, do cru, do original, refletindo uma estética vintage assumida e um desejo do conhecimento da origem dos produtos. Porém, no mercado, objetos industriais dominam as prateleiras e faz com que tudo pareça o mesmo. A frase feito à mão” é a nova mensagem que as pessoas querem ver em suas embalagens, produção e criatividade. 

Papel, papelão, metal, madeira ou palha serão as estrelas do amanhã, de como o uso dessas matérias-primas retornam para a nossa memória afetiva, onde os produtos foram embalados por materiais naturais, rústico e não modificado. Os consumidores estão se tornando nostálgicos para os métodos tradicionais, que enfatizam a natural resistência, confiabilidade, todas as garantias de melhor qualidade, feito a mão, um por um, com extremo cuidado e carinho. Além disso, o apelo das embalagens hand-madegeralmente cria ao consumidor a sensação de proteger, incentivar e promover as habilidades dos pequenos fabricantes ​​e dos vulneráveis artesãos, que enfrentam o problema e a forte competição da produção em massa que são o resultado da esmagadora maquinaria industrial.

Embora o artesanato e as mais diversas técnicas manuais não sejam novidade, o hand-made apresenta uma perspectiva diferente para o design. Ele retorna a matéria-prima do artesanato; das artes plásticas e propõe ao design uma fuga aos padrões tradicionais. Assim, criar uma peça ou um projeto feito à mão, é apostar na criatividade, na tendência e, principalmente, na experiência.

Para as novas marcas que decidem ir por este caminho, sabemos que está cada vez mais difícil se destacar no mercado, apresentar trabalhos diferenciados e prospectar novos clientes, mas é possível considerar que, diante de um cenário tão competitivo, apresentar um bom conceito e saber desenvolvê-lo de forma criativa e funcional pode garantir seu “espaço ao Sol”. Este processo não é simples, pois ele exige inúmeras pesquisas e diversos testes, mas principalmente relacionamentos interpessoais, culturais e artísticos, pois todo conhecimento e experiência de vida que houver, serão ótimos aliados para a sua criação e para a escolha de como será feito o seu projeto.

Selecionamos algumas marcas e projetos voltados para a cultura hand-made. Identidade visual, embalagem e conteúdo, o quê não falta é inspiração!

 

Puro & Bruto

Mais natural e autêntico para os consumidores que procuram valores e regresso as suas origens, a embalagem feita a partir de matérias-primas que derivam seu charme em suas imperfeições intrínsecas, tornam o objeto algo mais valioso que a sua própria função: torna-o colecionável. Além disso, a resistência dos materiais permite uma conservação mais durável ao longo do tempo e a potencial reutilização.

A madeira é o centro das atenções para a marca de vodka Russa Firewood, que faz da embalagem a verdadeira atração, mais do que o próprio produto.

5427

Na padaria francesa Triticum, o pão vem em uma caixa vendida como essa abaixo, refletindo a autenticidade do pão e colocando as informações de nutrientes essenciais na frente, junto com a logo. A embalagem de papelão rígido dá a sensação de uma melhor preservação e de proteção dos alimentos.

5428

A embalagem da The Genuine Soap é estampado e costurado à mão. Seus produtos também são feitos de maneira artesanal.

5429

A embalagem de metal é o centro das atenções da marca de doces Terre Exotique  que optou por usar latas de metal polido, remetendo um ar vintage para as embalagens e para os alimentos. A embalagem também conserva o produto por mais tempo e ainda há a oportunidade de reutilizar e recarregá-la infinitas vezes.

5430

 

Artesanato minimalista

A combinação de elementos naturais como o papel e a corda de sisal unidos de uma tipografia moderna e cores neon criam um espírito gráfico hand-made moderno, como as caixas minimalistas da Egg Unlimited dos Estados Unidos.

5431

A embalagem da marca de chocolates Caramela explora a idéia de artesanato minimalista, com poucos elementos, que quase se confunde com caixas de papel básicas se não fosse a escolha certa das cores e design gráfico.

5432

O espírito de fabricação da marca Sueca de cosméticos L: a Bruket é baseado na reprodução da embalagem de uma farmácia antiga, com sua aparência rústica revelando que seus produtos são fabricados localmente.

5433

A loja Whole Foods foi inaugurada em dezembro de 2013 em Nova York e oferece uma variedade de produtos provenientes de artesãos locais.

5434

 

 

Como antigamente

O design hand-made também olha para formatos antigos que resgatam memórias distantes, às vezes da infância, e causam alguma nostalgia, como estes frascos tradicionais geralmente usados em fazendas na zona rural para manter os alimentos conservados a longo prazo. Não lembram as compotas da vovó?

5435 5436

A marca Mountain Milk  ao invés de usar embalagens de leite tradicionais, decidiu usar garrafas de vidro como aquelas que há tempos atrás eram deixadas pelos leiteiros no início da manhã na frente de casa.

5437

A fábrica americana de chocolates artesanais, sobremesas gourmet e outros doces orgânicos Hot Cakes transmite seu amor através de uma embalagem eco-friendly e feita à mão.

5438

5439

 

A estratégia de branding e design em modelos do passado, lançando um olhar atento sobre os velhos tempos, trás de volta a estética do pós-guerra até a década de 90. Essa nostalgia está enraizada em um presente difícil da crise econômica mundial atual. As marcas estão explorando a comercialização da memória afetiva e resgatando nos consumidores as suas memórias de infância e juventude. As empresas estão buscando no passado o sinônimo de qualidade, autenticidade e confiabilidade, criando uma onda de simpatia pelos produtos.  A cultura do design hand-made é um trabalho com muitas etapas, mas que vale a pena por todos os benefícios propostos. Fugir do convencional é uma boa forma de descobrir novas maneiras para se destacar no mercado, aprimorar o seu design, experimentar novas técnicas e se apaixonar ainda mais pelo seu trabalho.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *