Moodboard: a importância do painel de inspiração

By  |  1 Comment
Quem trabalha com moda, principalmente quem cuida da parte de planejamento de coleção, sabe muito bem da importância da criação de um painel de inspirações e referências antes de começar qualquer desenvolvimento. Como o próprio nome já diz, o painel de inspiração – também conhecido como “painel conceitual” ou “moodboard” – reúne as principais referências que irão conceituar a coleção de uma marca ou o figurino de um personagem. Ou seja: são fotos que demonstram as cores, formas, texturas e tendências que serão utilizadas como inspiração na criação das próximas peças.
.
.
projac-041

Painel de referências da personagem Constância na novela Lado a Lado (TV Globo)

 .
Um painel de referências pode ser dividido em pelo menos três tipos: voltado para a criação de peças e figurino, voltado para o público-alvo e voltado para a definição de um estilo pessoal. Os dois primeiros são de extrema importância para quem faz parte da equipe de produção de uma marca. Sem ele, as ideias podem ficar muito soltas e a coleção não ter o resultado desejado. Já o último, pode servir tanto para quem presta consultoria, quanto para meninas que queiram inspirações para montar os seus looks no dia-a-dia. Veja abaixo as principais características de cada um deles.
 .
 .
Painel de Criação
Painel de referências feito para uma coleção com o tema “psicodélico”

Painel de referências feito para uma coleção com o tema “psicodélico”

É importante conter cores, formas, modelagens, tendências, objetos, estampas, texturas e o que mais servir como inspiração para o surgimento de uma nova roupa ou acessório. Neste painel, diversos tipos de imagens que fazem referência à psicodelia, criando um jogo de ilusionismo com figuras geométricas e abstratas.

.

.

Painel de Público-Alvo
Painel de público-alvo da coleção: Mulheres alternativas e ousadas

Painel de público-alvo da coleção: Mulheres alternativas e ousadas

Reúne fotos dos tipos de pessoas que você gostaria que usassem seus produtos, coisas que elas consomem (alimentação, carro, objetos, lazer, etc) e lugares que frequentam. Neste painel,  jovens com estilo ousado e alternativo, público que me inspirou a criação e que se seria o principal consumidor das peças.
 .
.
.
Painel de Estilo Pessoal
Painel de sugestões de looks neutros para diversas ocasiões

Painel de sugestões de looks neutros para diversas ocasiões

É produzido, geralmente, por um personal stylist que está prestando consultoria de imagem para um cliente. Neste painel irão conter fotos de roupas e acessórios (ou looks prontos, o que é mais adequado) que combinam com o estilo do cliente. Irá servir como a principal fonte de consulta para a pessoa montar os seus próximos looks de acordo com a ocasião desejada.

Para fazer o seu próprio painel, basta ter em mãos uma folha de papel A4 ou A3, tesoura, cola e recortes de revistas e jornais que tenham a ver com o seu tema/estilo. Aproveite para misturar também texturas – como um papel diferente, folhas secas e aviamentos – que irão deixar seu painel ainda mais enriquecido. Para quem souber mexer em programas de edição de fotos, a tarefa se torna ainda mais fácil: busque diversas imagens no Google e em blogs de street style e monte o seu painel da maneira que desejar.

 

Fonte: Moda Up

1 Comment

  1. Renato Cunha Oliveira

    22/11/2014 at 20:00

    Eu adoro fazer painéis de tendências para nortear a coleção. Quanto mais informação tiver melhor!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *